Cuidado e carinho em meio à Mata Atlântica

O Recanto São Camilo está localizado no coração da Granja Viana, com grande área verde, que recebe frequentemente a visita de diversos pássaros e outros animais silvestres, como saguis e esquilos.

O prédio que hoje abriga a instituição foi construído pela Província Camiliana Brasileira, Ordem religiosa fundada na Itália, por São Camilo de Lellis, em 1582. Até 1967 o prédio abrigou um seminário de candidatos em formação para a vida religiosa e em 1972 foram iniciadas as atividades de residencial e assistência em saúde.

Com mais de 16 mil m² de área construída, o Recanto tem capacidade para receber mais de 100 residentes. O espaço também é desfrutado por seus visitantes e acompanhantes.

A Instituição atende idosos lúcidos e independentes, bem como idosos com necessidades típicas do envelhecimento e outras patologias, que buscam tranquilidade, conforto e segurança. Esses residentes contam com assistência médica e de Enfermagem 24 horas por dia, um grande diferencial entre os serviços geriátricos oferecidos em São Paulo, além do apoio de equipe interdisciplinar especializada.

Os idosos podem usufruir do Recanto São Camilo como residentes permanentes, por períodos de curta estadia ou apenas para passar o dia.

Carinho, cuidado e respeito, com profissionalismo e segurança, é o que os residentes e familiares encontram ao chegar no Recanto. Um residencial focado em qualidade de vida e autonomia de seus moradores em um ambiente tranquilo, silencioso e acolhedor.

Equipe interdisciplinar

Os residentes do Recanto São Camilo são acompanhados por profissionais capacitados, dedicados e humanizados para o acompanhamento e atendimento integral. Além de equipes médicas especializadas em Geriatria, médicos plantonistas 24 horas por dia e Enfermagem, o Recanto São Camilo dispões de serviços como:

  • Centro de Reabilitação;
  • Terapia Ocupacional;
  • Psicologia;
  • Nutrição;
  • Fonoaudiologia;
  • Capelania;
  • Farmácia.

Atividades de lazer

A equipe interdisciplinar também é responsável por desenvolver atividades físicas, lúdicas e de lazer. Os residentes participam de campeonatos de jogos para estimular a memória, como xadrez, dominó e cartas, além de atividades físicas, como caminhadas e jogo de bocha e oficinas de pintura acompanhadas por música clássica, e artesanato. O residente ainda pode jogar bingo e assistir aos filmes nas sessões de cinema que acontecem no Recanto São Camilo.

Curiosidades

Poços artesianos: em 2005, dois poços artesianos foram perfurados dentro do terreno do Recanto e hoje a água extraída desses poços abastece toda a unidade, com capacidade de fornecimento de seis mil litros por hora.

Horta: cultivo de horta orgânica. São produzidos legumes, verduras e frutas, como alface crespa, acelga, almeirão, espinafre, beterraba, chuchu, mandioca, salsinha, erva-doce, limão, laranja, jabuticaba e acerola, entre outros. Esses produtos são consumidos pelos residentes, pacientes e colaboradores do Recanto.

Institucional - Recanto São Camilo
Institucional - Recanto São Camilo
Goto Top